quinta-feira, 26 de maio de 2011

EM TI ESPERAREI





Quantas vezes nos sentimos sozinhos, desamparados e temerosos diante do futuro? O medo é uma sensação experimentado por todos nós seres humanos, em que nos impede de fazer algo, simplesmente, porque o incerto nos assusta.


Deus, em sua Palavra, nos fala em “não ter medo”, pois o medo é descrito em suas Escrituras como escravidão (Rm 8:15), tormento (1 Jo 4:18) e cilada (Pv 29:25), mas a provisão de Deus para nossas vidas é tão grande que ele nos dá grandes certezas de que não devemos temer, não nos preocuparmos com: provisão (Mt 6:25), inimigos (Dt 1:21), outros deuses (2 Rs 17:35), morte (Sl 23:4), exércitos e guerras (Sl 27:3), reputação (Sl 71:24), dias maus (Sl 49:5), filhos (127:3), futuro (Sl 139:1-6), pavor repentino (Pv 3:25-26), segurança (Mt 10:28), eventos além do seu controle (Mt 8:26), saúde (2 Co 12:7-10), ansiedade (Fp 4:6-7), ameaças dos outro (1 Pe 3:14) e sofrimento (Ap 2:10). Todavia, todos esses medos nunca sairão de nossas vidas ou sequer conseguiremos vencê-los se não confiar em Deus e confiar, muitas vezes, quer dizer esperar.


No Salmo 27, o salmista nos mostra uma confiança em Deus que supera todos os medos enfrentados na vida diária, seja nas guerras, seja na família, seja na sociedade, situações que nos, hoje, enfrentamos, mas que devemos confiar num Deus que pode todas as coisas e que se descasarmos n’Ele, tudo Ele fará, e o que Deus tem preparado para nenhum ser pode descrever (1 Co 2:9).


O salmista confia tanto em Deus que mesmo na maior escuridão o Senhor é a sua luz e tem mais: é a sua salvação. De quem ele terá medo? Quantas vezes entristecemos ao nosso Pai, simplesmente, porque não entregamos nossos medos e frustrações a Ele? Deus é Deus e isso basta! Temos um salmista que está sofrendo, está temeroso, que suplica que Deus não se esconda dele (v. 9), mas, ele inicia o seu canto louvando e engrandecendo a Deus, mostrando que ele confia e espera em Deus, que nada o abala e que espera estar na casa de Deus todos os dias de sua vida (v. 4). Quantas vezes nos sentimos deprimidos, tristes ou decepcionados e deixamos de ir à casa de Deus prestar-lhe culto? Ele não tem culpa de nossos problemas, pelo contrário, Ele resolve nossos problemas.


A confiança que devemos ter em Deus independe de suas realizações em nossas vidas. A Ele pertencem todas as coisas e todas as coisas são d’Ele. Cabe a nós, seus filhos, confiarmos, descansar e esperarmos que o melhor (de Deus) irá nos acontecer e quando o Seu melhor acontecer, que maravilha! Ele nos guarda, nos acolhe e nos eleva a mais alta das montanhas (v. 5). E que visão esplendida teremos lá do alto, quando tudo estiver resolvido, quando enfim diremos: o Senhor é o meu pastor e, realmente, nada me faltará.


E assim amados, Deus, em Seu tempo, age, soluciona e provê tudo aquilo que realmente necessitamos. E diante da adversidade, dos dias maus, de deserto ou de uma noite de choro que parece nunca amanhecer, temos apenas que esperar, pois o nosso Deus é Deus e fará milagres e a nossa vitória terá um sabor mais doce que o mel. Fiquemos com o verso 14: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortique-se o teu coração, espera, pois, pelo Senhor”. Amém.


Arlene França





Nenhum comentário:

Postar um comentário