segunda-feira, 2 de maio de 2011

NA LUTA NÃO PARE DE ORAR







Sem dúvidas todos nós reconhecemos o valor da oração. E por isso oramos. Porém, bem sabemos que o exercício da oração, às vezes, não é algo tão simples. Contamos com muitos inimigos da oração o cansaço físico, o sono, a preguiça mental, a dificuldade de concentração, os sons do mundo, as tarefas cotidianas, a falta de fé no que Deus pode fazer etc. Não é fácil pararmos para orar, algo sempre aparece, mas é preciso fazê-lo.
“Satanás balança o berço quando dormimos em nossas orações” – Joseph Hill.
Nós devemos orar mesmo que todas as forças, naturais e sobrenaturais, tentem nos desestimular. Ainda que com lutas devemos orar.
I – A ORAÇÃO NOS FAZ PESSOAS MELHORES
• O nosso espírito se refina em contato com o espírito de Deus. Eles se comunicam:
“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm. 8:16).
O Espírito Santo auxilia o nosso espírito em oração (Rm. 8:26).
Essa comunhão deliciosa de nossa alma com a luz molda o nosso caráter.
“Oração e vida santa são uma coisa só… A ausência de uma significa a ausência de outra” E. M. Bounds.
“Oração fará o homem parar de pecar, ou o pecado o seduzirá a parar de orar” – John Bunyan.
Que o nosso caráter, seja moldado pela constância em oração e não por fatores externos.

II – A ORAÇÃO NOS FAZ CONFIAR MAIS NO SENHOR
Quem ora mais confia mais no Senhor, assim como vamos confiando mais em uma pessoa após um tempo gasto com ela. Não confiamos em estranhos, mas em amigos. À medida que oramos criamos uma amizade com Deus e aprendemos a confiar Nele. Paulo dizia: “Porque eu sei em quem tenho crido” (2 Tm. 1:12). À medida que oramos mais a nossa fé aumenta também. Em um tempo em que tem se tornado comum os crentes procurarem auxílio terapêutico em profissionais, devemos redescobrir o segredo de depositar aos pés de Cristo o nosso fardo. Jesus nos convida a ir a Ele primeiramente, não aos homens (Mt. 11:28-30).
Devemos neste momento refletir também sobre a benção que é orar por outra pessoa. A intercessão ajuda-nos a confiar, conjuntamente, no Senhor.
Quem orar com mais intensidade e constância terá mais vitória sobre as preocupações comuns (Fl. 4:6, 7).

III – A ORAÇÃO ATRAI O PODER DE DEUS
Em algum tempo Deus parece não ouvir a nossa oração. Ou então achamos que Ele está demorando demais para agir. Em nossa limitação não entendemos o modo de Deus agir. No entanto a história tem demonstrado que quando Deus, na sua soberania, quer agir, nada lhe é impossível. Ele enviou os seus anjos a fechar a boca dos leões.

Ainda que com dificuldades, com lutas, com fraqueza, aprendamos a orar. Que a oração seja para nós um hábito diário. Que experimentemos o poder de Deus através deste canal que é a oração. Que nos identifiquemos com o Senhor Jesus, que preferia a oração às multidões (Mt. 14:22, 23), que dava o melhor do seu tempo para estar com Deus. Desliguemos o rádio, a TV, o computador, o celular, entremos no lugar secreto e mantenhamos uma comunhão com Deus. Há recompensas (Mt. 5:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário