quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vitoria Pessoal

Gn 37.1-11VITORIA PESSOAL

 Quantos já leram o livro de Gn? Quantos já perceberam que depois da entrada de José na historia, salvo o cap 38, todo o restante do livro se destina a comentar a trajetória dele. 

1. Fácil ler - É fácil lendo a Bíblia dizer que José foi prospero e que a mão de Deus estava sobre ele, mas se olharmos bem veremos que não foi tão fácil como parece, pois localizaremos fatos que nos mostram o quanto foi difícil, mas que nem por isso ele desistiu.

 2. Caráter forte e visão profunda - Não quer dizer que é preciso ser dominador, aquele que impõe e os outros acatam, mas aquele que em sua mente está bem claro as razões porque faz algo, e com base nessas convicções não se deixa desviar do propósito.
Dificuldades e provações geram questionamentos sobre o real valor daquilo que se esta fazendo.


 3. Autoconfiança e conhecer o desejo de Deus para sua vida - A autoconfiança tem seu ponto negativo em que a pessoa passa a confiar única e exclusivamente em si próprio e em sua capacidade, desconsiderando completamente a participação de Deus em tudo o que fazemos em nossa vida.
Por outro lado a autoconfiança é indispensável para estabelecer a profunda convicção sobre o que Deus deseja para cada um de nós.
Autoconfiança + moldados pela dor (experiências) + conhecimento pessoal de Deus (não falo de saber quem é Deus, conhecimento intelectual, mais um conhecimento de envolvimento, estar junto com Deus) resulta nas condições necessárias para sobreviver e prosperar onde a maioria teria falhado.
 

4. As circunstancias importam menos do que a nossa resposta a elas - José era o filho mais novo, e só tinha 17 anos, era odiado por 10 de seus irmãos, foi vendido com escravo, foi entregue ao cárcere, onde passou vários anos.
José tinha tudo para dizer que foi vitima das maldades do mundo, e por isso, tomaria uma posição de rebeldia, alegando que tudo e todos estavam contra ele, mas escolheu permanecer firme, através de José aprendemos que o sofrimento, não importa o quanto seja injusto, nos ajuda a desenvolver um caráter reto.
Não importa o quanto já tenha errado, perdido ou falhado nunca desista, Deus pode tornar qualquer situação para o seu bem.


 5. Acrescenta sabedoria e ganha o coração de todos que o cercarem - Não importa quantas pessoas vão se levantar para te destruir, para dizer que você é um fracassado, por mais que seu passado tenha uma historia de fracassos, Deus sempre colocará ao seu lado pessoas que acreditarão em você, que irão lhe dar apoio.
José rejeitado vendido como escravo e foi parar na casa de Potifar, capitão da guarda, Gn 39.4 e conquistou o respeito e a admiração de seu senhor;
Quando esteve preso também ganhou a atenção do carcereiro Gn 39.21-22;
Não foi diferente quando levado a presença do Faraó para interpretar seu sonho, e lhe instruir como proceder, Gn 41.38-40;
E por ultimo até seus irmãos que antes o rejeitaram, reconciliaram-se com ele, Gn 45.15,25-26.

6. Sua atitude positiva transforma todo contratempo em avanço - Vendido como escravo - tornou-se chefe da casa do capitão da guarda;
Preço injustamente – tornou-se chefe do cárcere;
Fiel e perseverante, 2 anos presos – tornou-se regente do Egito

Ele não passava muito tempo tentando saber os motivos. Sua atitude era “O que devo fazer agora?”
Diante dos contratempos a 1ª atitude era reconhecer que Deus esta com você, isso vai derramar nova luz sobre a situação escura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário