domingo, 2 de outubro de 2011

Congresso Teen - 2011





Nos dias 26 a 28 de Agosto deste ano, aconteceu o Congresso Teen na Primeira Igreja Batista de Rosário, com o tema “Qual a sua identidade? Tendo como orador oficial o Pr. Genrubem Serra da Igreja Batista da Edificação (MA) e um dos coordenadores do Desafio Radical. O Congresso foi realizado pela Convenção Batista Maranhense, ABAMA (Adolescentes Batistas do Maranhão), PIB de Rosário – MA e a Jubama (Juventude Batista do Maranhão).


O Congresso Teen 2011 teve uma programação totalmen voltada ao mundo do adolescente, sob uma ótica diferente, abordando temas atuais, abrindo canais para discussões e debates, oportunizando aos adolescentes tratar de assuntos relevantes para a formação da identidade cristã, nesse sentido foram criadas as oficinas temáticas:
TEATRO E EVANGELISMO CRIATIVO – O Missionário Serginho
CULTURA X MODERNIDADE – Pr. Nauber Braga
O LÍDER QUE DEUS CHAMA – Educadora Cristã Dalva Malheiros
O DIA A DIA DO CRISTÃO NA ESCOLA – Seminarista Waibson Gomes
Conversamos com a Educadora Cristã Dalva Malheiros e ela  falou sobre a importância da participação dos adolescentes em eventos como o Congresso Teen e da abordagem das oficinas nesse congresso:
 Dalva Malheiros - “É importante a participação dos adolescentes por que hoje é perceptível nas igrejas a necessidade desses jovens e adolescentes debaterem assuntos que aqui no congresso são levantados, assuntos que abrangem vários aspectos, que vão da teologia do próprio ensino doutrinário, a sexualidade, assuntos bem contextualizados e as oficinas vem exatamente  trabalhar essa necessidade.”
O Congresso Teen, verdadeiramente, foi um momento de comunhão e de aprendizagem para todos os congressistas, pensando à respeito disso e do papel que a igreja exerce sobre esses jovens e adolescentes, o Pr. Jairon Paiva – Representante da Juventude Batista do Nordeste para a Juventude Batista Brasileira, Diretor Executivo da OPB – MA e Pr. Auxiliar da IB Luz e Vida – ressaltou que a participação dos adolescentes em eventos dessa importância “é um investimento para o crescimento espiritual saudável desses adolescentes”.
Esteve também presente o Pr. Adeildo Alves, Presidente da Associação Batista Metropolitana de São Luís, e falou sobre como a Convenção Batista Maranhense vê o envolvimento da igreja na formação da identidade cristã do adolescente.
 Pr. Adeildo Alves – “A Convenção Batista Maranhense e os órgãos que a segmentam, entre eles a Associação Batista Metropolitana vê como imprescindível a inserção das faixas etárias no contexto do crescimento da pessoa como individuo e as suas crenças, suas convicções de fé e pensar em identidade cristã denominacional é rever valores, é rever postura e esse é o papel da Associação, da Convenção, seu órgão maior e nós estamos abraçados a essa idéia de rever postura, de ajudar a família na formação desse adolescente.”
O Pr. Genrubem Serra discorreu sobre o desafio de trabalhar com adolescentes:
Pr. Genrubem Serra – “O trabalho com adolescentes é sempre um desafio muito grande para a liderança porque eles estão numa fase ainda de formação,  de decisões e eles acabam se rebelando contra algumas coisas que pra eles é ultrapassado. A sociedade evolui e eles querem evoluir a mesma velocidade e até mais rápido que ela, e se a igreja não acompanhar essa evolução, não crescer no sentido de realmente trabalhar com eles a questão da mídia, de informá-los, de orientá-los, ela vai ficar ultrapassada e vai acabar perdendo esses adolescentes”
É importante ressaltar a hospitalidade e o apoio da PIB de Rosário que, sem dúvidas foi o grande diferencial na organização do evento, que contou com grupo de oração, enfermaria, equipe de hospedagem, cozinha , alimentação e equipes de limpeza atuantes, que contribuíram para a organização e higiene nas escolas onde os congressistas estiveram hospedados. No total eles puderam contar com o templo da PIB de Rosário aonde aconteceram as programações durante o dia, uma escola para hospedagem das meninas, outra para hospedagem dos meninos e um terceira escola onde aconteciam as refeições.
Na ocasião do congresso, também foi eleita a nova diretoria da ABAMA (Adolescentes Batistas do Maranhão), que ficou com a seguinte formação:
Presidente: Carine Mota – PIB de Rosário
1º Vice Presidente: Noab Onã – IB Tirirical
2ª Vice Presidente: Amanda Silva – PIB de Rosário
1ª Secretária: Roberta Penha – IB Emanuel
2ª Secretária: Letícia Corrêa – PIB de Rosário
O Congresso Teen 2011 foi uma benção, temos a certeza que o desejo de quem participou é de participar novamente e o nosso desejo é que a comunidade cristã, se mova mais para participar e apoiar esses eventos que são verdadeiros manjares para a alma.
 Está disponível o vídeo com a participação de Daniel Miranda e Samir José (Presidente e 1º Vice Presidente ABAMA 2009-2011) e a Diretora Executiva da Jubama Cláudia Castro.
As Fotos estão disponíveis no Link: Fotos do Congresso Teen 2011

Um comentário: