segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Testemunho da vida cristã ( 2ª parte)







NOSSO TESTEMUNHO NO MUNDO
(1 PEDRO 2:11-17)

11 tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes.Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!” 12 Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: “Que significa isto?”13 Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: “Eles beberam vinho demais”.14 Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: “Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: 15 estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã!a 16 Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel:17 “ ‘Nos últimos dias, diz Deus,derramarei do meu Espírito sobre todos os povos.Os seus filhos e as suas filhas profetizarão,os jovens terão visões,os velhos terão sonhos.

A imagem do forasteiro e  peregrino bem se presta para nós.Quais as características  deles?
1     O forasteiro usa  trajes  diferentes das demais pessoas.Ele não se preocupa em ficar igual aos outros.
2     Ele tem hábitos que não se assemelham aos atos  da  maioria das pessoas.Nas mais simples atividades ele se mostra diferente.Os cânticos, as atividades,os dias especiais,sua alimentação, tudo  tem sua particularidade.
3     O forasteiro  fala diferente.Se não for por outras razões ,através do sotaque ele mostra que não é dali.O Apóstolo diz para andarmos como peregrino: as vestes pouco modestas de nossos dias não  se condizem  com o cidadão do céu.

Os hábitos silenciosos dos nossos dias, as facilidades em abandonar a” Mulher da mocidade “ sem razões reais.São hábitos do mundo corrompido, não são nossos , pois somos peregrinos ,e a terra para onde voltaremos – a Jerusalém Celestial- é onde estas coisas não existem.E ainda, não podemos usar o linguajar daqui.Temos o dever de conservar
 Nossa linguagem de acordo com aquele que é puro de coração.

NOSSO COMPORTAMENTO PROFISSIONAL
(1 PEDRO 2:18-25)
18 Escravos sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus. 19 Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. 20 Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. 21 Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.22 “Ele não cometeu pecado algum,e nenhum engano foi encontrado em sua boca.”f223 Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 25 Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

A  expressão do apóstolo é” sujeita- vos”. Mesmo que sejamos tratados de maneira incorreta,a orientação Petrina é: isto é agradável a Deus.
Como é triste  pensar que deixamos muito a desejar   no relacionamento” patrão crente x empregado crente...” O apóstolo até ridiculariza um pouco , o funcionário “bonzinho”, quando tudo vai bem. Mas, diz ele,quando sofreis com paciência isto agrada a Deus.O que me impressiona é o que diz a seguir: “porque para isto fostes chamados.” Isto é para termos uma postura agradável a Deus,mesmo quando que as coisas não estejam bem entre nós.Ninguém foi chamado para ser servil;mas para ser agradável, buscar a justiça com mansidão, sofrer a incompreensão e buscar dias melhores, sem mal -.criações e maus modos
. Não é duro esse discurso? Como devemos nos comportar? Afinal, éramos um povo desgarrado, não tínhamos pastor, mas agora somos um povo adquirido, temos o sumo pastor.Por que agir como os demais? 


Por :  Manuel Edilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário