sexta-feira, 16 de março de 2012

O segredo da felicidade



Claro que não pretendo encerrar esta discussão, mas pretendo lhe trazer mais uma peça para montar o seu quebra-cabeça que, quando completo, lhe permitirá ver claramente onde está a felicidade. 
Minha peça chama-se satisfação. Responda com toda honestidade para si: você sabe estar satisfeita? Sabe sentir-se totalmente satisfeita? Já se sentiu assim? Quando foi? Porque perdeu esta sensação?

Outra pergunta: você acha que é possível sentir-se satisfeita hoje? Sem mudar nada ao seu redor, você acha que poderia sentir-se satisfeita?

Veja, a palavra que estou usando é satisfeita. Não é acomodada ou vencida. Não se trata de desistir dos seus sonhos e da luta real de cada dia. Não se trata de fugir dos problemas ou de se dar por derrotada...ao contrário, é aqui que está a diferença. Trata-se de entender que tudo tem o tempo certo de acontecer, mas até que aconteça sigo sendo feliz!!!

Na verdade trata-se de "APRENDER A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO. TANTO SEI ESTAR HUMILHADO COMO TAMBÉM SER HONRADO..." (Fp.4.11,12). Este é o resultado do aprendizado do apóstolo Paulo, a vida de alguém que montou seu quebra-cabeça à tempo.

Pois estamos lendo as palavras de um homem que está se despedindo da vida, das pessoas que ele ama, pois está preso aguardando o dia de seu enforcamento. Este homem está dizendo que as vidas dos crentes eram sua coroa, quer dizer o prêmio que um atleta recebia ao completar um prova. Ele estava dizendo para seus amigos que ficassem ALEGRES SEMPRE, NO SENHOR. Que não vivessem ansiosos por nada, ao invés disso que orassem e então receberiam milagrosamente a paz daqueles que estão unidos a Deus. E que só ocupassem suas mentes com o que era verdadeiro, puro, amável e louvável. (Fp.4.1-7)

O segredo da felicidade está dentro de mim. Pode acontecer tudo o que eu quero e eu não ficar feliz. Pode não acontecer nada que eu deseje e eu ficar feliz. Devo aprender a tirar proveito de cada momento, fazendo-o contribuir para minha felicidade e não para minha infelicidade.

Exemplo: comprei um sapato. Posso ficar mais feliz ou mais infeliz. Posso pensar: "vai ficar lindo com o que já tenho" ou "que legal, agora vou passear só para estrear" ou "paguei tão caro, então vou usar bastante"...e assim este sapato novo me dará muitos motivos para ficar mais feliz.

Por outro lado posso pensar: "o que eu fiz, agora terei que comprar uma bolsa mais cara ainda para combinar" ou "nem sei porque comprei não passeio mesmo" ou ainda: "estou ficando louca, paguei tão caro para usar tão pouco"...e assim o que poderia me trazer mais felicidade, me trará mais preocupação.

Este exemplo pode acontecer com todas as coisas da nossa vida: quando recebo uma visita posso pensar que é um transtorno ou uma alegria. Quando viajo posso pensar que é desperdício ou um tempo para descansar. Quando chove, quando faz sol...quando fico sabendo que terei que usar lentes posso pensar que será um horror ou posso agradecer que existem lentes. Está percebendo onde está a sua felicidade? Ela está em sua maneira de receber cada momento da vida: com gratidão ou com reclamação.

Como você quer viver? Está em suas mãos! Você sempre pode fazer alguma coisa para melhorar o que não está lhe agradando. Busque ajuda! Saia de casa, converse, consulte, escute, pense, leia, ore!

Espero que haja tempo para que possa compreender o que estou lhe dizendo. Muitas pessoas vêm tentando ensinar esta verdade. Jó foi um homem que perdeu tudo o que nos matamos (literalmente) para conseguir (casa, filhos, bens) e depois de ter tudo recuperado entendeu que a felicidade esteve o tempo dentro dele.

Davi foi desprezado pela família, perseguido pelo rei, traído por amigos e pelo próprio filho, mas sempre soube onde estava a felicidade, dentro de seu coração por causa de uma presença que também estava ali o tempo todo, a de Deus!

Deus é TUDO o que precisamos, leia de novo, Deus é TUDO o que realmente precisamos. Tudo, tudo o que precisamos é ter Deus no coração. Estou falando o que precisamos para sermos felizes. Necessidade, não capricho.

Não deveríamos nos inquietar por nada. Ao receber o reino de Deus no coração, todas as outras coisas perdem a prioridade e deixam de ser motivo de preocupação.

Veja o que Jesus disse: "O Pai sabe que vocês precisam destas coisas...não vos inquieteis dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou o que vestiremos? Os que não conhecem a Deus é que se acabam de preocupação por estas coisas...mas, os filhos buscam primeiro manterem-se no reino que consiste de paz, justiça e alegria no espírito sabendo que as demais coisas (comida, casa, bebida, roupa, salario, carro, casa...) já receberam do próprio Deus. Portanto, não se desesperem pelo dia de amanhã, pelo que nem sabe se irão precisar, se irão usar...Mt.6. 31-34

Bem, vou revelar o segredo. Onde está a felicidade? Está no coração daquele que encontrou paz com Deus. Para estes a ansiedade desaparece dando lugar à gratidão. Os pensamentos são santificados e a alegria é real em todas as circunstâncias porque há plena confiança na providência divina. Amém! Que você tenha tempo. Paulo teve...um mártir que morre satisfeito!

Ivelise Cagliari de Almeida 

Fonte: Comunhao.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário