quarta-feira, 9 de maio de 2012

Família e Fé



 

FAMÍLIA E FÉ


Por: Gilson Bifano
Não sei se você já percebeu algo interessante nos versículos que estão registrados no capítulo 11 da carta aos Hebreus.

Hebreus 11 é um capitulo da Bíblia muito conhecido porque fala dos heróis da fé. Começa a falar sobre a fé de Enoque e termina citando os heróis anônimos da fé cristã.

Certo dia, lendo esse capítulo, percebi que muitos de heróis da fé tiveram os seus nomes registrados no capítulo 11 de Hebreus porque viveram essa fé no ambiente da família.
Muitas vezes temos uma falsa idéia de que para ser um herói da fé, um filho ou uma filha de Deus, precisa deixar a família e partir para o campo missionário.

Nossas igrejas, ao longo dos anos, cultivaram um pouco (ou bastante) esse tipo de pensamento. É realmente um ato de fé deixar a família e pregar o Evangelho em outros lugares.

Mas, muitos dos heróis da fé do Velho Testamento foram identificados dessa maneira porque exerceram essa fé no interior do lar.

Abraão, por exemplo, junto com sua esposa Sara, tem a sua história registrada no livro de Hebreus porque, dentre muitos atos de fé, creu que Deus daria a eles um filho já na velhice.
Também foi considerado um herói da fé porque dedicou seu filho Isaque a Deus.
Jacó é considerado um herói da fé porque, à beira da morte, abençoou cada um de seus filhos.

José também está incluído na galeria porque profetizou que seus descendentes sairiam do Egito.

Joquebede e seu marido, de forma indireta, também estão na lista dos heróis da fé porque creram que Deus iria preservar a vida de seu filhinho Moisés.

Pela fé, o mesmo Moisés aspergiu sangue nos umbrais das portas das casas dos israelitas e todos os primogênitos judeus não morreram.

Qual é conclusão? Que viver em famílias, são tantos os desafios, que a mesma se torna um campo de provas para o exercício de nossa fé.

Um casal que tem o seu filhinho com uma síndrome e dedicar toda uma vida de amor pela criança é um ato de fé e é, aos olhos de Deus, herói da fé.

Uma esposa que tem o seu marido entregue ao álcool e ora, ama e respeita esse marido e crê na sua conversão é uma heroína da fé.

Pais que oram pelos filhos e crêem que esses mesmos filhos serão fiéis a Deus são heróis da fé.

Homens e mulheres, crianças, jovens e idosos que tem uma doença de difícil tratamento crêem que Deus é fiel a despeito do quadro de desenvolvimento da enfermidade são heróis da fé.

Famílias que enfrentam o desemprego, mas crêem que Deus nunca, jamais deixará faltar o pão, são heróis da fé dos nossos dias.

Jovens que decidem viver uma vida sexual pura e não cedem as tentações para agradarem a Deus, crendo que Deus lhes recompensará, são heróis como José foi no passado.

Jovens que preferem não casar com alguém que tenha a mesma fé em Jesus Cristo como Salvador e decidem correr o risco de continuarem solteiros, com o objetivo único de obedecer a Deus, são heróis da fé em nossos dias.

Que oportunidades Deus está lhe concedendo para exercer a sua fé? Não despreze essas oportunidades. Deus, pela ajuda do Espírito Santo, está fazendo de você um herói ou uma heroína da fé e esse heroísmo será reconhecido por Deus quando você chegar aos céus.

Que não desprezemos essas oportunidades para crescer em nossa fé e nossa intimidade com Deus.

Fonte: MINISTERIO OIKOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário