sexta-feira, 18 de maio de 2012

FAMÍLIA, UM DOM DE DEUS

 

FAMÍLIA, UM DOM DE DEUS

Por: Antonio Luiz Macêdo

"Não é bom que o homem esteja só..." Este versículo bíblico encerra no seu conteúdo uma das maiores verdades religiosas e filosóficas: a dimensão sociológica do ser humano.

A criatura humana não é uma "ilha". Diferentemente de todos os outros animais criados, cada um, segundo a sua espécie, o homem - criado à imagem e semelhança de Deus - carrega dentro de si a inerência de um ser vocacionado à comunicação, ao relacionamento e ao amor. E a "FAMÍLIA" é a única instituição que pode comportar a individualidade e a abrangência destas três variantes.
   
A FAMÍLIA, célula mãe da sociedade, onde um homem e uma mulher livremente se escolhem; livremente se doam; livremente vivem uma vida a dois; livremente se perpetuam nos filhos, tornou-se a mais bela imagem da invisibilidade de Deus.
   
É verdade que o relacionamento de duas pessoas de sexos opostos, gerados e educados em FAMÍLIAS diferentes, com personalidades distintas porque sujeitas às variações do meio em que viveram e dotadas de componentes psicoemocionais diversos, pode apresentar ranhuras provindas dos egocentrismo imanente do ser humano, mas superáveis pela aceitação, pela compreensão, pelo respeito, pela renúncia, pelo diálogo, pelo perdão.
   
E o que dizer do ato criador? Ao contrário dos irracionais que se direcionam apenas pelo instinto na perpetuação da espécie, o homem e a mulher, divinizados pelos laços sagrados do matrimônio - "por isso, o homem deixará pai e mãe, se unirá à sua mulher, e ambos não serão mais que uma só carne" - doam-se, não somente os seus corpos, mas suas almas e os seus corações, tornando-se, portanto, cooperadores de Deus na geração da vida.
   
Os filhos são dons, presentes, carismas e bênçãos que nos são doados por Deus, para que os eduquemos na Lei do Senhor, fundamentada nos alicerces do Evangelho, em que a Fé, a Esperança e o Amor são a sua expressão maior.
  
Na alvorada do terceiro milênio, os ataques, as investidas contra a FAMÍLIA multiplicam-se em progressão geométrica. A televisão, nos seus horários novelescos, exibindo imagens pornográficas, induz ao desrespeito, ao adultério, à prostituição, ao homossexualismo; revistas e jornais publicam matérias que agridem violentamente a INSTITUIÇÃO FAMILIAR; emissoras de rádio veiculam programas frívolos, nos quais a Moral e a Ética passeiam ao largo.
   
Não mate a sua FAMÍLIA, pois ela não foi plasmada do barro da terra por mãos humanas, mas modelada na argila do coração do próprio Deus. Sendo obra de Deus, nenhum regime político, nenhuma organização, nenhuma ideologia, nenhuma doutrina poderá corrompê-la na sua essência transcendente, "porque as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Ruíram as muralhas de Jericó; caiu por terra o muro de Berlim; desaparecerão as muralhas da China, mas a muralha que protege a FAMÍLIA não desmoronará; pelo contrário, tornar-se-á cada vez mais inviolável, inquebrantável, intransponível, inexpugnável, porque o Senhor é o seu guardião e Jesus é por nós.


Fonte: Ministério Oikos

Nenhum comentário:

Postar um comentário